domingo, 5 de outubro de 2008

Cuidados e Orientações na Compra e no Uso de Cosméticos (outros blogs)



"Cada vez mais os produtos cosméticos são utilizados pela população, na busca da beleza e muitas vezes para disfarçar as imperfeições ou marcas do tempo. Existe uma gama enorme de produtos e marcas no mercado à disposição do consumidor, sejam eles para a pele, cabelos ou unhas, podendo causar efeitos indesejáveis ou reações alérgicas ao usuário. Por esta razão, devemos tomar alguns cuidados na compra deles. Todos os cosméticos, sejam nacionais ou importados, devem estar devidamente registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo a ANVISA, os cuidados e orientações na compra e no uso de cosméticos são os seguintes:
- Ao adquirir produtos cosméticos, verifique se eles possuem registro na ANVISA/Ministério da Saúde. O número de registro de produtos cosméticos inicia-se com o número dois (2) e pode ter nove ou 13 dígitos.
- Alguns produtos de menor risco não possuem número de registro, mas estão notificados na ANVISA e trazem na rotulagem a seguinte informação: Res. ANVS ou ANVISA 335/99 ou Res. ANVISA 343/05, seguida do número de Autorização de Funcionamento da Empresa, que também começa com o número 2.
- Só adquira produtos cuja embalagem esteja limpa e em bom estado.
- Não utilize cosméticos com prazo de validade vencido. Eles podem não produzir o efeito desejado e prejudicar a saúde.
- Leia atentamente todas as informações da rotulagem. Sempre observe as advertências e restrições de uso.
- Faça a prova de toque (quando indicado na rotulagem) seguindo as instruções de uso para verificar se o produto provoca alguma alergia ou irritação.
- Caso haja contato do produto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente e procure orientação médica. No caso de ingestão do produto, um médico deverá ser consultado.
Sentindo-se mal ou com irritação no local de aplicação do produto, interrompa o uso, lave imediatamente o local da aplicação com água corrente e procure orientação médica. Cuidado com o uso de cosméticos em crianças.Utilize somente as linhas infantis devidamente registradas na ANVISA. Caso você desenvolva alguma irritação, alergia ou outra reação indesejada entre em contato com o SAC da empresa e informe o ocorrido. Por isso, recomenda-se guardar a embalagem do produto após o uso.
É importante também comunicar a ANVISA, por meio do e-mail: cosmeticos@anvisa.gov.br (anexando à mensagem o formulário preenchido), disponível no link:
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/formularios.htm.
Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual, ou com a ANVISA, por meio do e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br ou pelo site http://www.anvisa.gov.br/ouvidoria".

Postado por Jane F. Carvalho


4 comentários on "Cuidados e Orientações na Compra e no Uso de Cosméticos (outros blogs)"

- Amαndα Alвυqυerqυe on 25 de outubro de 2008 18:34 disse...

tem q ter bastante cuidado mesmo pra saber o q comprar.

Ana on 6 de novembro de 2008 07:51 disse...

Gostei do blog! Divertido e dá um up na gente!!!

SIL SARAIVA on 28 de novembro de 2008 14:37 disse...

Os produtos MK são super bacanas e valeu muito a dica, realmente essencial!

Um beijo.

Sil Saraiva - B&B
http://blogandbeauty.blogspot.com

Alana M. on 10 de dezembro de 2008 21:41 disse...

Post importantissimo, e util! Com a pele não se brinca! ;)
adorei o blog!
bjocas!

 

Levanta! Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez